Livro: Mirta Vento Amarelo
Autor: André Regal
Ano: 2017
Páginas: 564
Editora: Chiado
Sinopse:
Mirta Vento Amarelo, uma pesquisadora de inteligência incomparável, faz uma viagem à capital quando, no meio do caminho, depara-se com um dragão bastante ferido. Ele revela que um grupo de misteriosos soldados de armadura branca está caçando os membros de sua espécie e arrancando suas carapaças. Até mesmo a mais sagrada das criaturas, Corff, o rei dos dragões, corre perigo.
Mirta vê-se muito interessada em todo mistério que rodeia o caso, e com o intelecto desafiado, resolve investigar. Seu envolvimento precoce custará muito caro, e a vida de todos em Virídea passará a correr sérios riscos.
Resenha:
Mirta não é uma garota normal. Por conta do seu intelecto superestimado, é conhecida por toda a Virídea como a melhor detetive e química da região, sendo famosa por desvendar até os mistérios mais complexos. Apaixonada por ciência, vive fazendo pesquisas a fim de aumentar o seu conhecimento e isso acabou levando-a até Brinaff, um dragão, por sua vez, ferido, que vinha a causar problemas em uma vila. Desde então, Mirta, Brinaff e Cerúleo embarcam em uma aventura à Tulma com o intuito de descobrir mais a respeito dos acontecimentos presentes no livro. Do outro lado da história é possível compreender a jornada de Hillel e seus homens em uma missão concedida pelo Rei Silkai e também os planos e barbaridades feitas pelo mesmo. Em alguns trechos também contamos com a presença de um narrador misterioso que pode ou não fazer parte da história.
Prepare-se para embarcar na carruagem de Mirta e descobrir o que faz essa jovem tão especial, além de qual é a grande missão dada a Hillel e o que o Rei Silkai planeja com isso. Se está procurando um livro repleto de aventuras, confusões e mistérios, Mirta Vento Amarelo é o certo.
NOTA:
5/5
Filme: Alita: Anjo de Combate
Ano: 2019
Direção: Robert Rodriguez
Adaptação: Gunnm (Battle Angel Alita), de Yukito Kishiro
Sinopse:
Uma ciborgue é descoberta por um cientista. Ela não tem memórias de sua criação, mas possui grande conhecimento de artes marciais. Enquanto busca informações sobre seu passado, trabalha como caçadora de recompensas e descobre um interesse amoroso.
Resenha:
2563, Zalém é a única cidade flutuante, onde vivem os mais rios e poderosos, a alta sociedade. Trezentos anos antes houve uma guerra que deixou a Terra devastada. Os sobreviventes tiveram que viver na Cidade de Ferro. Tudo o que é descartado de Zalém vai parar no "Lixão", e foi exatamente nesse lugar que o Dr. Ido encontrou a nossa grande heroína, cujo nome é Alita. Ela não se lembra de onde veio e nem do seu verdadeiro nome, mas já se mostra especial desde o início.
Com cenas de tirar o fôlego e muita ação, Alita é, sem dúvidas, um filme extraordinário. Apesar de ter sido subestimado por alguns críticos, a cinematografia conseguiu surpreender a todos, sendo até considerada a melhor adaptação de mangás. Os efeitos visuais utilizados formam um grande espetáculo, ainda mais por conseguir misturar a realidade com computação gráfica. Outra característica interessante é o fato de toda a história se passar em um estilo Cyberpunk, que consiste no enfoque da "alta tecnologia e baixo nível de vida" ("High Tech,low life"). A característica principal desse estilo é o uso de cores vibrantes e também a abordagem de substituição de membros do corpo ou até mesmo todo o corpo, sendo conservado apenas a consciência ou o cérebro. Também se pode citar a distopia presente no cenário.
Na minha opinião, até o momento é o melhor filme do ano, tanto pelo espetáculo visual como a história, a trilha sonora também está incrível, vale muito a pena assistir. Para quem quiser descobrir um pouco mais da personagem, recomendo os mangás, lembrando que o filme é apenas uma adaptação, então não espere uma cópia fiel. E para quem curte o estilo cyberpunk ou deseja conhecer, Alita: Anjo de Combate é um ótimo exemplo.
NOTA:
5/5